Agora apresento minha principal ferramenta de trabalho: a bigorna. Sem ela não teria como produzir nenhuma ferramenta ou forjar qualquer coisa. Ela é responsável por suportar as duras marretadas que temos que fazer para poder dar nova vida ao metal aquecido.
Ela é uma bigorna sueca de 200kg, aproximadamente do inicio do século XX, que era utilizada nas grandes forjarias e nas oficinas das antigas estações de trem.
Sua medida é de 97cm de ponta a ponta, com uma mesa, chamada pelos ferreiro de "praça" de 43cm x 21,5cm, o que dá para trabalhar com segurança, pois a peça a ser trabalhada pode ficar bem apoiada.
Uma das dúvidas que tive foi como fazer o suporte para ela. Pensei inicialmente em fazer de ferro, mas na época não tinha ainda uma máquina de solda na oficina. Então, pesquisando na internet encontrei um modelo de suporte feito de madeira, formando um bloco pesado e resistente.
Apenas uma curiosidade: tive que contar com a ajuda de mais 5 pessoas para carregar a bigorna para dentro da oficina. Agradeço ao amigo e vizinho Daniel da BRX pela "forte" ajuda.
Coloquei abaixo os detalhes....
(a) Foto de como ela chegou aqui na oficina:
(b) Projeto do suporte encontrado na internet:
(c) Suporte montado com caibros de 20x6cm de peroba
Detalhe: usei uma chapa de ferro de 1' 1/2" x 1/8" para prender os caibros e parafusei as peças conforme podem ver nas fotos.
No canto direito da bigorna, podem ver a minha primeira "bigorninha" encaixada no furo quadrado da bigorna (hardy hole) de 2kg que foi de meu avô paterno.
(d) Guias laterais para evitar acidentes
Detalhe: coloquei um caibro de 5x5cm em torno dos pés da bigorna para evitar que ela no uso possa cair. Apesar de seu peso ser de 200kg, no uso ela costuma mover um pouco, então resolvi colocar esta proteção.
Do lado esquerdo, fiz um suporte para as tenazes (espécie de alicates usados para se segurar as peças quentes).
Em cima da bigorna está a marreta feita pelo Renan Távora, especialmente para mim, pesando 2,85kg. Este modelo de marreta é muito usados nos Estado Unidos, sobretudo pelo grande ferreiro Brain Breazel. Ela é conhecida pelo nome "round hammer", que poderia ser traduzida por marreta redonda.
Obrigado pela visita....
Boa tarde.Sou metalúrgico e estou adquirindo minha primeira bigorna.Parabéns pelo blog.
ResponderExcluir